O ballet é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este género de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. As diferentes técnicas de ballet, entre elas a mímica e a performance, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente orquestra).
É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o ballet romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.
Actualmente, existem várias outras modalidades de ballet, entre eles, ballet expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
Os princípios básicos do ballet são: postura erecta; uso do “en dehors” (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
O ballet é a dança mais complexa que existe. Os seus movimentos não se limitam somente ao chão, explorando também o ar em saltos surpreendentemente belos. O treino necessário para a execução de cada movimento, a graciosidade dos bailarinos juntamente com a força, é o que dá toda a grandeza a esta arte.
REFERÊNCIA A ALGUNS GRANDES BAILARINOS:
· Vaslav Nijinsky (1890–1950), Kiev, Rússia.
· Isadora Duncan ( 1877- 1927), São Francisco, E.U.A.
· Anna Pavlona (1881- 1931), S. Petesburgo, Rússia.
· Rodolfo Nureyev (1938,1993), IrKuts, Rússia.
· Margot Fonteyn (1919-1991), Surey, Inglaterra.
· Mikhail Baryshnikov (1948-) Riga, Letónia.
VOCABULÁRIO PRÓPRIO DO BALLET:
ATTITUDE – ARABESQUE – BALANÇÉ - Battement – BRISÉ – CABRIOLE - Changement - Coupé – CROISSÉ – DEGAGÉ – DEMI-PLIÉ - Developpé – ECARTÉ - En dehord – FONDUS – FRAPPÉ – GRAND-BATTEMENT – GRAND-JETÉ – GRAND-PLIÉ – JETÉ - Pas de chas – Plié – PETITS BATTEMENTS – PIROUETTES – PORT DE BRAS – RELEVÉS - RETIRÉ – ROND DE JAMBE – SOUTENUS -TENDUS
Matilde Borges, n.º 21, 6.º C,
Sem comentários:
Enviar um comentário