A natação é a capacidade do homem e de outros animais se deslocarem através de movimentos efectuados no meio aquático, geralmente sem ajuda artificial. É uma actividade que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto. A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo quatro estilos básicos: crawl, bruços, costas e mariposa.
Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos Modernos desde o seu início em 1896. O desporto é regido pela Federação Internacional de Natação (FINA), juntamente com outras disciplinas aquáticas: natação sincronizada, pólo aquático, saltos para a água, águas abertas e mergulho aquático.
História
A natação é conhecida desde a pré-história, o registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. As referências escritas remontam a 2000 a.c..
Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos eram exímios nadadores. Muitos dos estilos de nado desenvolvidos a partir das primeiras competições desportivas realizadas no séc. XIX, basearam-se no estilo de natação dos indígenas da Améria e da Austrália.
Entre os Gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento do corpo. Acredita-se que já nesta época a competição era praticada e aos melhores nadadores eram erigidas estátuas. O desporto também era incluído no treino dos guerreiros. Em Roma, a natação também configurava um método de preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional. Era praticado em magníficas termas...
Platão afirmava que o homem que não sabia nadar, não era educado!
Com a queda do Império Romano, a natação praticamente desapareceu até à idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminava epidemias. No Renascimento, algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito. Surgiram então várias piscinas públicas, sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV.
A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do séc. XIX e começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837. Várias competições foram organizadas nos anos seguintes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos actuaram em Londres e venceram todas as provas. Até então o estilo empregado era uma braçada de peito, executada de lado, mais tarde, para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um braços à frente à superície, que foi chamado de single overam stroke e depois foi mudado para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke.
Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adoptado um movimeto de pernas agitadas na vertical, chamado de crawl australiano.
A natação fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em atenas. Finalmente em 1902, Richard Cavil introduziu o crawl. Em 1908, foi fundada a FINA, Federação Internacional de Natação. O estilo mariposa foi desenvolvido na década de 1930, que no início surgiu como uma variante de bruços, até que foi aceite como um estilo distinto em 1952.
( Continua...)
Maria Vieira da Silva, n.º 20, 5.º E.
Sem comentários:
Enviar um comentário