segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Voleibol


O voleibol foi criado em 1885, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio Holioke, no estado de Massachussets, nos Estados Unidos da América. Este professor de Educação Física ao procurar criar uma nova actividade que fosse suave e motivante, ao contrário do competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o ténis, inventou uma nova modalidade a que chamou "Mintonette" e que deu origem ao voleibol dos nossos dias.

Ter-se-á inspirado no ténis, uma vez que permaneceu na sua ideia uma rede a dividir o espaço de jogo, entre duas equipas, mantendo a bola em movimento até que esta tocasse no solo ou fosse batida para além do espaço de jogo. Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou por se usar a sua câmara de ar, o que a tornava demasiado leve... Foi então que se criou uma bola idêntica à de hoje.

Em Portugal, o voleibol foi introduzido pelas tropas norte-americanas que estiveram atracados nos Açores durante a primeira guerra mundial. Em 7 de Abril de 1947, foi criada em Lisboa, a Federação Portuguesa de Voleibol, cujo primeiro presidente foi Guilherme Sousa Martins e que foi um dos fundadores da Federação Internacional de Voleibol. O primeiro campeonato nacional masculino disputou-se em 1947, tendo como vencedora a equipa do A.E.I.S. Técnico. Portugal participou no primeiro campeonato da Europa em 1948 em Roma, classificando-se em quarto lugar, entre seis equipas.




O passe


As mãos - Os polegares e os indicadores devem formar um triângulo isósceles. As zonas das mãos que têm contacto com a bola são os dedos.

Os dedos - Nem demasiado rígidos nem completamente relaxados. O contacto com a bola deve ser feito com os dez dedos.


Maria Teresa Santos, n.º 20, 6.º C.

9 comentários:

  1. Olá 6C adorei o vosso trabalho pois está bem explicado espero que continuem assim cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom trabalho, Téte :)

    ResponderEliminar
  3. bom trabalho Teresa. Parabéns para ti , para as tuas colegas e para o teu professor. No meu tempo, as aulas de EF e Desporto eram no Ginásio, quando não havia ginásio íamos para a rua correr. Outros tempos ....!!!

    ResponderEliminar
  4. pois pois outros tempos... Agora ha computadores! Para que queremos ir correr?

    ResponderEliminar
  5. Congratulations your work is very good!

    ResponderEliminar
  6. Teresa!! para que ir correr olha talvez para emagrecer e por que faz parte da educação física não?? E tambem é fixe correr! eu mesmo adoro por mim passava o dia todo a correr

    ResponderEliminar