domingo, 27 de maio de 2012

Ginástica artística


A ginástica artística, é uma das modalidades da ginástica. Por definição a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc." Historicamente, enquanto forma de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a tornar-se uma modalidade desportiva apenas em 1881, em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto a sua história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere a sua evolução artística individual posterior.

Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um desporto olímpico e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um desporto inicialmente masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres. Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades. Os movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e devem mostrar força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controlo do corpo.

O ginasta

Força, flexibilidade e coordenação motora, independentemente do treino, são fundamentais para o sucesso de um ginasta. A genética é determinante para que uma pessoa apresente essas características e se destaque na modalidade escolhida. A preparação de um atleta passa por três fases. A primeira, que dura até aproximadamente aos dez anos de idade, é a de iniciação. Depois, começa a fase de treino intensivo, específico para a modalidade escolhida. A média da idade de início é aproximadamente doze anos. No terceiro momento, aos quinze em geral, começa o treino de alto nível, em que o atleta deve buscar maior autonomia e desenvolver ao máximo a sua performance.

André Barros, 6.º C, n.º 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário