quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rugby

Rugby School
O rugby (râguebi em português) foi criado em 1823 por William Webb Ellis, um estudante da Rugby School. O jogo foi inventado quando ele jogava uma partida de futebol e pegou na bola com as mãos e saiu a correr do campo. Os seus amigos não ficaram parados e correram atrás dele, criando desta forma o espírito do jogo.



Termos técnicos

Passe: Os passes de mão para mão são permitidos apenas para trás. O passe em frente só é permitido com recurso ao pontapé.

Placagem ou "tackle": Método dos defesas interceptarem as jogadas de ataque da equipa contrária. O jogador placado tem de, obrigatóriamente largar a bola se estiver em contacto com o chão. Se o jogador não largar a bola sofre uma penalidade conhecida como "not releasing ball".

Ruck: Depois de uma placagem, os avançados e os defesas juntam-se tentando encontrar a bola. A bola não pode ser tocada com as mãos dentro do ruck, excepto pelo jogador placado que faz o movimento para libertar a bola. A bola pode ser recuperada pela defesa se o ruck não estiver bem formado e tiver uma abertura evidente para ser retirrada com as mãos. A entrada de um defesa deve ser efectuada de frente para os opositores e uma entrada deliberada de um dos lados dará lugar a uma penalidade. 

José, n.º 15, 5.º E e Vasco, n.º 25, 5.º E.

Sem comentários:

Enviar um comentário