segunda-feira, 14 de maio de 2012

Futebol de praia


Madjer - Jogador da Selecção

O futebol de praia ou futebol de areia é uma variante do futebol jogado na areia. É bastante recente enquanto desporto organizado, datando de 1992 a sua institucionalização, mas é já praticado há muitas décadas como variante de lazer do futebol.
O desporto organizado pratica-se num campo de 35 a 37 m de comprimento por 26 a 28 m de largura. As balizas têm 2,20m de altura por 5,5m de extensão. A linha do meio de campo é demarcada por dois postes com bandeiras vermelhas. A nove metros de distância da linha do golo, uma linha imaginária, marcada desta vez por postes com bandeiras amarelas, indicam a área de penalti e portanto a marca onde penalidades devem ser cobradas (na parte central desta linha).E, assim como no Futsal, existe uma área para substituições ao longo da linha lateral.
Apesar de ter uma circunferência idêntica a uma bola de futebol normal (entre 68 e 70cm), uma bola de futebol de praia é consideravelmente mais leve. Pesando de 400 a 440 gramas, é inflada no começo do jogo com uma pressão entre 0.375 e 0.8 bars (Saber o que é bars).
Uma partida de futebol de areia é jogada entre duas equipas de cinco jogadores, um é Guarda-Redes. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços. O guarda-redes pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e equipamento adequado.
Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro árbitro e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.
As partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos. O tempo é parado quando um golo é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto, ou quando uma equipa tenta queimar tempo (do ponto de vista dos juízes). Há um intervalo de 3 minutos entre cada período. No caso de um empate, há prolongamento de três minutos, seguido de uma disputa por penáltis, caso necessário.
Os guarda-redes podem apenas recomeçar o jogo com as mãos. Não existem livres indiretos no futebol de areia. Todos os livres são diretos e chutados do lugar onde a falta foi cometida, ou da linha de meio-campo. Um penálti é marcado se a falta é cometida dentro da área de penálti. Barreiras não são permitidas nos livres diretos. O jogador que não sofreu a falta pode batê-la. Na falta que for cometida em seu próprio campo, todos os outros jogadores devem permanecer pelo menos a cinco metros da bola, mas não diretamente entre a bola e a baliza. Se a falta foi cometida no campo de ataque, todos os jogadores devem permanecer atrás da bola. Para faltas duras, um jogador deve receber um cartão amarelo. Depois do segundo cartão amarelo, por jogar areia em um oponente ou um juiz ou cometer deliberadamente uma falta, o jogador terá o cartão azul mostrado. Ele será suspenso por dois minutos e não pode ser substituído. Por ofensas sérias ou após uma terceira advertência, um jogador será punido com um cartão vermelho e deve retornar ao vestiário imediatamente. Após dois minutos de inferioridade numérica, a equipa desse jogador pode colocar um novo jogador.


André Barros, 6.º D, n.º 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário